Mudanças de comportamento dos consumidores no atual cenário garantiu bons resultados ao mercado imobiliário. Foto: divulgação
O advento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil propôs uma mudança de comportamentos e hábitos em toda a população. Uma das mais significantes foi o crescimento de transações online. De acordo com dados da Webshoppers, as vendas online somaram em torno de R$ 87,4 milhões em 2020, representando um crescimento de 41% e mais de 194 milhões de compras realizadas por e-commerce.
Com as pessoas passando mais tempo em casa, devido às restrições de circulação, o comércio online deixou de ser tendência para se firmar em diversas áreas. Atualmente, é possível comprar desde produtos com valores menores até realizar o desejo da casa própria de forma remota.
A área imobiliária se adaptou rapidamente diante desse cenário. Além dos consumidores, os profissionais do mercado imobiliário também se moldaram para atender as novas demandas impostas pela necessidade do distanciamento social. “Desde antes da chegada da pandemia trabalhávamos em plataformas digitais, o que foi intensificado nos últimos anos. Um dos serviços que mais cresceram foram as visitações de forma online, em que o nosso representante mostra todo o ambiente para o cliente ao vivo, por meio de chamadas de vídeo. Treinamos nossos colaboradores remotamente, adaptamos as formas de comunicação e estamos colhendo bons frutos dessa mudança”, contou a diretora da Víncere Incorporadora, Adriana Macedo Perin.
Essa rápida adaptação garantiu ao mercado imobiliário um bom desempenho em 2020. De acordo com dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, nos primeiros meses de 2020, as vendas tiveram acréscimo de 26,7%, em comparação ao ano anterior. E essas transações também ocorreram de forma remota.
“Notamos que a maioria dos clientes perceberam que o ambiente virtual é tão seguro quanto os encontros pessoais. Tivemos casos de o cliente estar em Curitiba e preferir que todo o processo fosse realizado de forma remota, mesmo tendo a opção de ir presencialmente. Ele conheceu pelo tour virtual, entrou em contato com nosso colaborador que fez a visita online, recebeu o contrato e assinou a distância. Acreditamos que essas negociações mesmo de grandes valores, vieram para ficar”, destacou Adriana.