piso vinílico é um dos revestimentos mais procurados para revestir casas e apartamentos por conta dos benefícios que agilizam a instalação, facilitam a manutenção e tornam o dia a dia mais confortável. No entanto, é preciso analisar com cuidado as indicações do fabricante sobre onde e como instalar este tipo de piso, sob o risco de não conseguir obter as vantagens que ele oferece e ainda ter de trocá-lo em pouco tempo. A Tarkett explica abaixo quais são os locais de casas e apartamentos em que a instalação de piso vinílico não é indicada, e o que você deve fazer para se planejar e evitar problemas na instalação:

Áreas externas

O piso vinílico, seja qual for o formato (régua, placa e manta) e o método de aplicação (colado ou clicado), é um revestimento que foi desenvolvido exclusivamente para decoração de interiores, portanto, não se deve instalá-lo em áreas externas. “As variações do clima e do tempo formam um cenário muito agressivo às propriedades do vinílico, por isso não recomendamos a instalação em áreas externas como quintais, jardins e bordas de piscina”, explica Bianca Tognollo, arquiteta e gerente de marketing da Tarkett.

Banheiros com chuveiro

Embora sejam indicados para lavabos, banheiros com chuveiros não podem ser revestidos com vinílico tanto no piso quanto na parede – o que vale também para o box do chuveiro. “Banheiros com chuveiros são ambientes de acúmulo frequente e constante de umidade, o que pode levar ao descolamento das placas no futuro. Isso não significa que os vinílicos não lidam com a água – os colados podem ser inclusive lavados –, mas o acúmulo de umidade sem secagem atrapalha a fixação das peças”, explica Tognollo.

Varandas sem cortinas e persianas

Alternativa interessante para integração com a sala de estar, varandas de apartamentos podem receber o piso vinílico, desde que estejam envidraçadas e protegidas da incidência direta de luz solar com o uso de cortinas ou persianas. “Assim como ocorre com os móveis e outros acabamentos, os raios UVs podem desbotar gradualmente o piso vinílico se houver uma incidência direta, prolongada e diária de luz solar sobre essa varanda. Neste cenário, além das cortinas e persianas, é interessante contar com tecnologias de proteção de superfície para uma resistência ainda melhor”, orienta a gerente.

Como evitar problemas na instalação?

A principal dica para quem não quer correr riscos na instalação do piso vinílico é buscar ajuda profissional. Este é um tipo de piso que exige especialização, o que o distancia de práticas de faça-você-mesmo. Conte com arquitetos e designers de interiores para o planejamento das quantidades e principalmente da paginação. “Além do valor do m² do piso, é importante considerar a aplicação neste investimento em um piso novo. As revendas especializadas costumam oferecer esse serviço casado com a compra do piso, mas ao comprar somente as peças, não hesite em contratar instaladores capacitados e habituados com este revestimento”, completa Tognollo.

4 dicas de como minimizar os riscos à saúde na hora da limpeza

Artigo Anterior

Gerenciamento de Obras Corporativas

Próximo Artigo

Separamos para você