W Tower, em Itapema (SC), terá 190 metros e 49 andares, destacando o uso de estruturas metálicas avançadas e Light Steel Frame
A construção em aço está ganhando protagonismo na arquitetura brasileira, e a W Tower, localizada em Itapema (SC), é prova disso. Com 190 metros de altura e 49 andares, o arranha-céu será um dos edifícios residenciais mais altos do Brasil e o mais alto da cidade catarinense. O projeto aposta na construção industrializada com estruturas metálicas e sistema Light Steel Frame, destacando-se por sua eficiência, sustentabilidade e modernidade.








Segundo o CEO da Poti Junior’s S/A, Altair Agostinho Bartolomei Junior, a obra foi concebida para unir o design sofisticado da vida urbana nova-iorquina com a leveza de uma cidade litorânea, promovendo conforto, segurança e bem-estar. Inicialmente prevista para ser entregue em dezembro de 2029, a construção será concluída em março de 2026, graças à eficiência da tecnologia construtiva em aço.
Construção Industrializada: produtividade e sustentabilidade
“O uso da construção em aço nos deu total liberdade arquitetônica. A versatilidade e produtividade desse sistema foram essenciais para viabilizar o design arrojado da W Tower”, afirma Junior.
Com 40% da obra realizada em ambiente fabril controlado, a construtora otimiza recursos, reduz prazos e garante qualidade em todas as etapas do processo. Os benefícios sustentáveis também impressionam:
- Redução de até 95% no uso de água
- Economia de 75% no transporte de materiais
- Menor emissão de CO₂
- Redução de até 20 vezes no consumo de madeira
Além disso, o projeto utilizará mais de 935 mil toneladas de aço em uma área construída superior a 17 mil m², consolidando-se como um exemplo de aplicação eficiente e responsável do sistema construtivo em aço no Brasil.
O futuro da construção civil é em aço
Para o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), iniciativas como a da W Tower mostram que a industrialização da construção civil, aliada ao uso de estruturas metálicas, é um caminho sem volta. Com benefícios como agilidade, precisão e menor impacto ambiental, a construção em aço vem conquistando espaço no Brasil.
“A construção civil representa cerca de 23% do PIB nacional. Quando migramos do modelo tradicional para sistemas industrializados como o Light Steel Frame, aumentamos significativamente a eficiência das obras”, destaca Junior.




W Tower será destaque no ENIC 2025
A W Tower será tema do painel “A produtividade da solução construtiva em aço em edifícios multipavimentos”, no 100º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) — o principal evento do setor no Brasil.
Organizado pelo CBCA e CBIC, o painel ocorrerá no dia 10 de abril de 2025, das 17h às 18h, durante a Feicon, no São Paulo Expo. Participarão especialistas como:
- Vinicius Benevides (Vice-presidente do Sinduscon-RJ e da ADEMI-RJ)
- Daniel Gispert (Presidente da SteelCorp)
- Debora Baum (Gerente de Marketing da Gerdau)
- Juliano Lanza (Gerente de Engenharia da CODEME)
- E o próprio Altair Agostinho Bartolomei Junior, CEO da Poti Junior
O painel abordará como o uso do aço em edifícios multipavimentos tem se consolidado como solução para maior produtividade, sustentabilidade e qualidade na construção civil brasileira.
📌 Inscrições abertas em: cbic.org.br/enic/100