Grande parte das pessoas que tiveram experiências com obras apontam a falta de organização e o não cumprimento de prazos como um dos maiores problemas desse processo. Diversos fatores podem ser determinantes para atrasar uma obra e quanto mais complexa, maior o número de intervenções e atividades que podem, se mal planejadas ou executadas, gerar atraso na entrega.

Um dos principais obstáculos para executar uma reforma completa dentro do prazo planejado é a falta de controle sobre os fornecedores e atividades programadas para a obra, ou seja, o planejamento. Portanto, planejar e estruturar todas as atividades da obra é fundamental para minimizar os contratempos.

O que é importante considerar em um bom planejamento de obra?

Um dos pontos mais relevantes para realizar uma obra corretamente é a qualidade e nível de detalhamento do projeto arquitetônico executivo. Um cronograma elaborado com base em um bom projeto, vai promover uma distribuição melhor das atividades, com previsibilidade e organização.

Ao desenvolver um cronograma, é preciso dar uma atenção especial ao planejamento financeiro da obra, essa organização vai ajudar no cumprimento da logística de compras e contratações de fornecedores. É importante estar bem alinhado com o departamento de suprimentos, avaliando o tempo estimado de compra e entrega dos materiais para que a logística seja bem planejada e haja um bom entendimento dos prazos de cada atividade.

Por fim, uma gestão experiente e o controle de fornecedores são pontos essenciais para realizar um bom planejamento, considerando o tempo estimado para a execução das atividades e possíveis imprevistos.

O valor agregado da tecnologia nos processos de obras

Seja qual for o mercado de atuação, a tecnologia é uma grande aliada na eficiência de um projeto, seja para simplificar alguma atividade ou otimizar o tempo de execução. Segundo uma pesquisa da AECweb, o uso da tecnologia no mercado de construção impacta principalmente a melhoria na produtividade, automatização de processos e redução de custos, além de benefícios relacionados à gestão e qualidade nas obras:

De maneira geral, os gestores de obras estão cada vez mais convictos da importância do investimento e utilização de soluções tecnológicas para tornar os processos mais eficientes, porém as ferramentas de tecnologia disponíveis no mercado ainda são pouco utilizadas.

Softwares de gestão e planejamento de obras são ferramentas digitais que promovem um melhor controle sobre a obra, reduzindo falhas, atrasos e retrabalhos, além de potencializar o negócio como um todo, promovendo mais eficiência, qualidade e melhoria no aspecto financeiro.

Essa maior visibilidade sobre o andamento da obra, com detalhamento e precisão de dados, automatização de processos e o ganho de produtividade, auxilia na gestão e tomada de decisões, impactando na economia de tempo, dinheiro e promovendo uma melhor experiência para o cliente na obra.

Alguns avanços no campo da construção e obras ainda sofrem obstáculos e a cultura da tecnologia ainda tem muito potencial de crescimento, pois são notórios os benefícios e impactos positivos em toda cadeia de profissionais.

Fonte da pesquisa AECWEB: https://www.aecweb.com.br/infografico/pesquisa-transformacao-digital.html

Diogo Mourão

Diogo Mourão Arquiteto e Urbanista pela FAAP com pós-graduação em Gestão de Projetos pelo Mackenzie, é sócio-fundador da Conecta Reforma, startup focada em melhorar a experiência da reforma para quem precisa realizar grandes obras, e responsável pelas áreas de Arquitetura, Orçamentos e Operações da construtech.

Projeto em São Paulo vence iF Design Awards

Artigo Anterior

As vantagens de se ter uma edícula

Próximo Artigo

Separamos para você