Cada vez mais, a preocupação com a saúde e a higiene está presente em todas as esferas da vida, especialmente em nossos lares, que devem oferecer conforto e segurança. Pensando nisso, a Roca Brasil Cerámica – que faz parte do Grupo LAMOSA – detentora das marcas Roca Cerámica e Incepa, possui uma tecnologia capaz de eliminar 99% dos vírus e bactérias das superfícies de suas peças. Trata-se do BioSafe, presente em todo seu portfólio de SuperFormatos – como os modelos 1,20 x 1,20 m, 1 x 2 m, 1,20 x 2,50 m e, inclusive, os lançados em 2023 – peças com 1,60 x 1,60 m e 1,60 x 3,20 m.
“Buscamos sempre usar a tecnologia a nosso favor para oferecer produtos que contribuam para a saúde humana. Entendemos que desenvolver peças antivirais e antibacterianas é um fator essencial nos dias atuais”, destaca Sergio Wuaden, Managing Director da Roca Brasil Cerámica.
Entendendo melhor
Capaz de eliminar 99% dos vírus em até 15 minutos, o BioSafe é um aditivo à base de nanopartículas de prata, que é incorporado no processo de produção das peças de SuperFormatos (1,20 x 1,20 m, 1 x 2 m, 1,20 x 2,50 m, 1,60 x 1,60 m e 1,60 x 3,20 m, em peças da Roca Cerámica) e (1,20 x 1,20 m e 1m x 2m, em peças da Incepa). Seu efeito perdura por toda a vida útil do porcelanato.
A tecnologia foi desenvolvida baseada nos conceitos da química verde, proporcionando bem-estar e segurança aos ambientes e pessoas, e validada seguindo normativas internacionais, como ISO 21702 e Jis Z 2801 (disponível em porcelanatos fabricados a partir de agosto de 2021). Todos os resultados foram obtidos por meio de análises realizadas em laboratórios independentes e certificados, seguindo um rigoroso padrão de segurança e qualidade.
“Com essa vantagem, nossos porcelanatos se mostram como escolhas perfeitas, higiênicas e seguras para cozinhas, banheiros e até clínicas, escritórios ou áreas comuns, com mais circulação de pessoas, além de seu uso na movelaria”, afirma Sergio Wuaden. Isso porque eles eliminam vírus e bactérias, contribuindo assim, para evitar o risco de transmissão de doenças e contaminação cruzada – os resultados demonstram a eficácia antiviral frente a vírus envelopados do mesmo gênero e família do SARS-CoV-2, por exemplo, bem como o vírus da Influenza.
Além desses, demonstrou eficiência frente a vírus não envelopados e vistos como resistentes, como o Adenovírus. Os resultados antibacterianos, por sua vez, mostraram uma redução de 99% de bactéria gram-negativa, como a E. Coli. “Trabalhamos sempre em busca de oferecer a maior proteção e segurança para todos, e a tecnologia BioSafe é um grande passo em nossa evolução”, finaliza Wuaden.